sexta-feira, 26 de julho de 2013

Vida e obra: George Orwell

Nascimento e vida:

Pseudônimo de Eric Arthur Blair, George Orwell nasceu em 1903, na Índia, sendo filho de um funcionário britânico e uma francesa. Estudou em colégios tradicionais da Inglaterra, em 1911, quando se mudou para o país. 

Carreira:

Jornalista, crítico e romancista, é um dos mais influentes escritores do século XX. Suas obras são marcadas por uma inteligência fora do comum e por sua consciência profunda das injustiças sociais, além de ser notável a paixão pela clareza da escrita. 

Orwell se dedicou a escrever resenhas, ficção, artigos jornalísticos, crítica literária e poesia, mas é mais conhecido por suas obras "A Revolução dos Bichos" (1945) e "1984" (1949).

Cabe a curiosidade: Juntos, os livros venderam mais cópias do que os dois livros mais vendidos de qualquer outro escritor do século XX.

Morte:

Orwell morreu em Londres vítima de tuberculose, aos 46 anos de idade. Foi enterrado com o simples epitáfio: "Aqui jaz Eric Arthur Blair, nascido em 25 de Junho de 1903, falecido em 21 de Janeiro de 1950". Nenhuma menção foi feita a pseudônimo.


Muitas descrições que ele usa em suas histórias, suas narrações e sua visão de mundo se encaixam totalmente com o que acontece ainda hoje. Suas obras ainda são influência e base quando falamos de sociedade, política e até mesmo imprensa. É maravilhoso conseguir enxergar o mundo através das palavras de Orwell.

E é isso que faremos nessa edição, com a obra 1984.


0 comentários:

Postar um comentário